A Sábia Infância

Quando eu tinha 7 anos de idade, eu estava na 1ª série (que hoje corresponde ao primeiro ano do Fundamental I). Na época, havia um projeto na escola relacionado a historinhas escritas pelos alunos.

Eu não me lembro se era pra toda escola ou apenas a turma em que eu estudava. Mas, o fato é que e a professora montou um livrinho de histórias, reunindo as melhores historinhas de todos os alunos da classe. Esse livrinho recebeu o nome: “Ideias de Criança”. E os alunos também ilustravam as histórias. As ilustrações eram escolhidas num processo de seleção: a cada dia, a professora lia a narrativa de uma criança da turma. Todos ilustravam esse texto, e depois a professora escolhia a melhor ilustração para representar a historinha.

20011701

Livro: Ideias de Criança
  EE. Prof. Celestino de Campos
 (desenho de capa feito por mim)
 1995

Eu já gostava muito de desenhar. De fato, eu não estava ligando se meus desenhos seriam escolhidos. Não pensava nisso. Tudo o que eu queria naqueles momentos era desenhar, e me perder nas historinhas, e desenhar… E depois voltar pra realidade.

Lembro que o livrinho ficou lindinho!! Mas, a minha cópia, acabei perdendo. E eis que…

20011702

 Livro: Ideias de Criança
 (desenho de folha de rosto feito por mim)
 1995

Tá vendo esses dois desenhos aí em cima?
Pois é. Pra minha surpresa, nessa semana, recebi da Cíntia, minha amiguinha de turma dessa época, as imagens dos desenhos da capa e folha de rosto desse livrinho, que foram desenhadas por mim!!! Que emoção!!!!!!! <3

Fiquei extasiada por um bem tempo! Que sensação boa!
E, sabe o que é curioso? Eu fiquei olhando pra esses desenhos… E, é como se minha ‘criança interior’ já tivesse vislumbrado naquela época uma ideia da minha profissão. Ou, como se, até hoje, eu tivesse sido guiada pela minha criança interior desde aquela época. Hoje, além das Artes Plásticas/Visuais, eu trabalho ilustrando livros! E os livros que eu mais gosto de ilustrar são os infantis. ^^

20011703

Uma História de Joaninha: Na Cidade
Autora: Renata Adrião D'Angelo
Capa e ilustrações: Camila Lagoeiro
Editora: Grupo Átomo & Alínea

20011704

 O Rapto da Vitória Régia
  Autora: Renata Adrião D’Angelo
 Capa e Ilustrações: Camila Lagoeiro 
 Editora: Grupo Átomo & Alínea

Faz o seguinte: Pega alguma foto, brinquedo, caderno, desenho, etc. da sua infância. Mas escolhe bem, algo que, pra vc, é mais tocante do que outros objetos dessa época. Alguma coisa vai estar relacionada com sua vida adulta hoje.

Eu sinto uma gratidão imensa por ter tido uma infância linda, e por hoje poder servir à vida e às pessoas com arte!! A infância tem lá alguns probleminhas, sim; mas, é a época das descobertas, das brincadeiras, em que se constrói uma base de conhecimentos importantes para a vida adulta. Que nossa criança interior permaneça sempre viva, sábia e alegre!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *