Maquiagem – Arte Milenar Sagrada!

2015-03_01

Elisabeth Taylor, “Cleopatra” (1963)

Utilizada vastamente em todos os cantos do mundo, a maquiagem é uma prática de caracterização que visa o embelezamento e o realce das características faciais das pessoas. Apesar de parecer algo fútil para alguns, é uma arte! Há, por exemplo, maneiras corretas de se fazer contornos nos olhos, correção de imperfeições, sombreamentos, iluminação… e até mudar a personalidade e a energia da pessoa. Sim, é uma arte! E engana-se quem pensa que a maquiagem é uma prática recente.

Desde a pré-história, a maquiagem era usada em rituais religiosos, xamânicos, de fertilidade, e até funerários. Foi no Egito que a maquiagem ganhou um caráter mais estético. Os egípcios já faziam uso de batons, blushes, iluminadores, e todos feitos com elementos naturais, como flores, óxido de cobre e ferro, pedra malaquita, açafrão, argila, carvão. O culto à beleza entre homens e mulheres ganhou força com a descoberta da hena, reforçando as makeups com desenhos mais elaborados. Os faraós acreditavam q a beleza tinha de ser mantida mesmo após a morte, por isso os defuntos eram também maquiados.

Mas, a maquiagem não serve apenas para fins estéticos. Ela é um símbolo de poder, chegando até a ser sagrada. Ela tem a função de mudar as energias da pessoa maquiada e até a trabalhar com os chackras. Segundo a sacerdotisa russa Nayada, em entrevista ao Terra, “Existe todo um conhecimento esotérico por trás da maquiagem e do ato de se maquiar”. “Desde os tempos mais antigos, a função da maquiagem transcende os limites da beleza aparente, e pode ser usada para mudar o destino de uma mulher. Basta conhecer alguns segredos”. E ela apresenta mais coisas interessantes: “O olho direito está conectado ao Sol e o esquerdo, à Lua”. Os lábios são conectados a Vênus, as sobrancelhas a Júpiter, as bochechas e queixo a Marte. Para transmitir determinação, é só marcar o blush no osso das bochechas – pois estão ligadas ao planeta Marte. Para seduzir, é só valorizar os lábios, uma vez que são conectados a Vênus. Mas, se seu intuito é oferecer criatividade, reforce as sobrancelhas – elas são ligadas a Júpiter. “Traços retilíneos e ascendentes são solares, já as curvas descendentes são lunares”. Os traços solares transmitem alegria e força; os lunares, calma, relaxamento e mistério.

2015-03_02

As mulheres árabes costumam fazer bastante uso da maquiagem. Como elas vivem de burca – vestimenta que apenas deixa expostos as mãos e o rosto – a única maneira que elas têm de demonstrar a vaidade e a autovalorização é pela maquiagem. Os povos do Oriente Médio, há mais de 2.000 anos, utilizavam o kohl. O Kohl era uma mistura feita por carvão, hena e outros elementos naturais, de modo a se formar um delineador. Esse delineador era utilizado em algumas castas da Índia e do Egito como forma de proteção para os olhos contra às impurezas externas. Até bebês e crianças faziam uso do kohl.

Um delineamento dos olhos proporciona uma atenção maior, transmitindo uma energia de imaginação, sagacidade, boa memória e mistério. De acordo com a fisiognomonia – ciência da leitura do rosto -, os traços do rosto estão diretamente ligados à personalidade da pessoa. Um exemplo: lábios finos, normalmente são associados a pessoas inteligentes, porém pouco instintivas e que demonstram atitudes amorosas de modo mais contido. Isso ocorre no geral, mas não é regra: é preciso observar todo o contexto do rosto da pessoa). Para reforçar a idéia de instinto e de demonstração de amor mais intensa (e também sensualidade), a maquiagem auxilia no processo de se redesenhar os lábios, de modo a deixá-los visualmente mais carnudos.

O estudo da maquiagem é realmente muito rico! Hoje, existem vários tipos e opções de batons, sombras, blush, primers, etc. E há muita criatividade nesse universo das makeups! Olha só as artes da maquiadora/artista Tal Peleg:

2015-03_03

Fonte: https://instagram.com/tal_peleg/

Hoje tudo é muito diversificado e facilitado: há maquiagens convencionais, minerais, hipoalergênicas, naturais, veganas… beleza para todos os tipos de pele e filosofias de vida!

Ponto de vista psicológico

Algo que acho muito interessante em relação à maquiagem é o fator psicológico. De acordo com o livro Desvendando os segredos da linguagem corporal, de Allan e Barbara Peace, “Os lábios faciais têm espessura proporcional à dos lábios vaginais externos”. “Quando a mulher está sexualmente excitada, seus lábios, seios e genitais se enchem de sangue, tornando-se maiores e mais vermelhos. O batom, uma invenção egípcia de 4.000 anos, destina-se a mimetizar facilmente os órgãos genitais avermelhados da mulher sexualmente excitada. Isso explica por que, em experiências com fotografias de mulheres usando várias cores de batom, os homens consistentemente acham o vermelho-vivo o mais atraente e sensual de todos.”

Algo semelhante ocorre com o blush. Segundo o Yahoo Mulher (https://br.mulher.yahoo.com/blogs/sexo-oposto/cinco-razoes-por-que-as-mulheres-usam-maquiagem-023956039.html), algo semelhante ocorre com o blush: “Por que o blush é sempre tão usado por elas? Talvez porque quando as mulheres estão mais disponíveis sexualmente (durante a ovulação) ou quando estão excitadas, elas ficam com as bochechas mais coradas. Quando você passa blush, por mais que seja artificial, ele te dá um ar de interesse sexual ou excitação”. Tem também o lance das crianças com bochechas avermelhadas, que estão sempre sorrindo e com ar de saudáveis. Talvez isso também tenha alguma relação com o fato de nós mulheres utilizarmos o blush.

A maquiagem nos olhos realça a atratividade. Estudos apontam que mulheres com olhos grandes demonstram um ar mais infantil aos homens, dando-lhes a sensação de “querer proteger”, aumentando sua fixação pelo olhar feminino. De acordo com a fisiognomonia, olhos pequenos são pertencentes a pessoas intuitivas e detalhistas. Usando lápis ou delineador para aumentar o tamanho dos olhos, eles transmitem a idéia – e mudam a energia com o tempo!- de olhos de pessoas imaginativas e de boa memória.

Maquiagem Natural

Infelizmente, muita maquiagem, sem os devidos cuidados de limpeza, a longo prazo, pode comprometer a saúde da nossa pele. Algumas contêm muitos elementos pesados em sua composição, e, por isso, devem ser usadas com cautela. Além disso, todos os tipos de makes devem sempre ser retirados antes de dormir – sempre!

Pra quem tem alergia, ou não consome produtos industrializados e/ou de fabricação pouco explícita, existem as alternativas naturais.

Eu sou vegana, e valorizo os produtos mais próximos da natureza, por isso sempre procuro as makes sem crueldade animal, sem parabenos e com elementos naturais e orgânicos na composição. Há várias marcas que se comprometem a não fazer testes em animais e sempre utilizar ingredientes naturais e/ou orgânicos em sua composição. A Alva Cosméticos tem produtos ótimos! Os batons tem uma textura muito boa, além de uma ótima durabilidade.

2015-03_04

Só tem um ‘porém’: muitos produtos naturais/orgânicos são caros. Fica difícil comprar sempre. Sendo assim, é legal fazer o uso de alternativas encontradas na natureza, quase como os egípcios, para a composição da maquiagem. O que mais gosto é esse:

2015-03_05

Fonte: http://topfoodfacts.com/wp-content/uploads/2015/03/beetroot

Sim, beterraba! É um excelente blush! Eu uso todo o dia. A cor é intensa, e dura o dia inteiro. É só pegar um pedaço da beterraba – ou a parte de dentros das cascas – e passar no rosto, espalhando com os dedos e dando o efeito de um blush líquido. Dá pra fazer a versão em pó também: utilizando a beterraba desidratda em pó misturada com um pouco de amido de milho.

2015-03_06

'Sem-sofrimento' | Camila Lagoeiro | Pintura Digital | 30x40cm | 2015

Para um blush amarronzado, pode-se substiruir a beterraba em pó por cacau em pó. Fica ótimo!

Para um delineador, é só misturar carvão vegetal (socado até virar pó) com azeite ou óleo de coco. Misture até dar a consistência de um delineador.

O óleo de coco pode ser utilizado como um gloss. É só passar nos lábios. Além do brilho, o óleo promove uma ótima hidratação à pele dos lábios.

Há algumas receitas de batom pela internet bem fáceis. Eu ainda não testei, mas, pretendo fazer alguma com beterraba (estou em busca de uma receita que não contenha cera de abelha).

Demaquilantes naturais ótimos são o óleo de amêndoas e o óleo de coco. É só utilizá-los retirando a maquiagem do rosto com algodão ou esponja própria para remoção de maquiagem.

Pois é, agora vcs verão a maquiagem com outros olhos, não? Que tal experimentar novos elementos no modo como nos apresentamos ao mundo? Mulheres e homens estão convidados a experimentar!

Um comentário sobre “Maquiagem – Arte Milenar Sagrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *