Cor de Lápis!

Continuando o assunto sobre lápis, hoje é dia dos lápis de cor!

A origem deles é uma pouco incerta, mas, tudo indica que na Grécia já se usava uma espécie de giz de cera em cores. E o que a cera tem a ver com os lápis? Bom, diferentemente dos lápis grafite, o interior dos lápis coloridos é preenchido por minas de cera, barro, goma e pigmentos. A Faber-Castell e a Caran D’Ache começaram a manufaturar lápis de cor em 1924, seguidas pela Prismacolor em 1938. Depois vieram Derwent, Progresso, Lyra Rembrandt, Blick Studio e Staedtler.

Hoje, existem várias marcas e modelos de lápis de cor, desde os mais simples até os mais sofisticados, chegando até a ter mais de uma cor em uma mesma mina. Vou mostrar alguns que uso:

FOTO-O1-MARCA

Esses são os lápis de cor da Faber-Castell. Fazem parte da caixa de 48 cores, e são voltados para uso escolar. Entretanto, no uso profissional dá muito certo. A caixa de 48 cores tem muitas variações do mesmo tom, o que é ótimo. Olha quantos azuis, quantos verdes, quantos roxos, que por sua vez se transformam em violetas, que caem nos tons de vinho! Eu uso bastante, e adoro!! Fiz esse desenho aqui com eles:

DESENHO-01__'Leu00E3o'_30x40cm_lapis-de-cor-sobre-papel_2006-MARCA

Quando se desenha com esses lápis, dá pra perceber sua dureza. A mina é bem rígida em comparação aos lápis profissionais, mas, como eu disse, funcionam muito bem!!

Esses aqui são os lápis metálicos. E não tem só o dourado e o prata, há muitas variações de cores. Funcionam muito melhor em folhas de fundo escuro, pois, as cores aparecem mais.

FOTO-O2-MARCA

O Polychromos é um lápis profissional de altíssima qualidade. A mina é super macia, com cerca 4 mm de diâmetro. Tem uma ótima resistência à luz, e a Faber-Castell reforça que, trabalhos feitas com estes lápis dura mais de 100 anos. Na minha opinião, é excelente!!!!

FOTO-03-MARCA

O Albrecht Dürer é muito parecido com o Polychromos. Tem a mesma maciez, mesma qualidade, mesmo diâmetro e também dura mais de 100 anos. A diferença é que tem função aquarelável. Igualmente sensacional!

FOTO-04_MARCA

O preço deles é um pouco mais elevado em comparação aos lápis de cor tradicionais, mas valem muito a pena. Eu uso o Dürer e o Polychromos misturado a outros lápis, como aqui nesse trabalho:

DESENHO-02__'Sublimado'_20x30cm_lau00EDs-de-cor-sobre-papel_2013-MARCA

Ainda na Faber-Castell, esses aqui são o Art Grip. Eles têm o formato triangular, de modo a estabelecer controle e firmeza no manuseio dos lápis, sendo reforçados por umas bolinhas antideslizantes. Tem a versão aquarelável também:

FOTO-05-MARCA

Esses eu uso pra fazer esboços, pois a pigmentação é muito suave. A mina é um pouco mais seca também:

DESENHO-03-MARCA

E a agora, os lápis aquareláveis. São muito macios, por serem produzidos com a finalidade de se transformarem em aquarela no papel. As cores são bastante intensas, e vem com um pincel junto! É uma ótima alternativa pra quem não pode investir muito em lápis profissionais, funciona como um ótimo substituto! Eu uso muito!!

FOTO-06_MARCA

Segue um dos meus desenhos com lápis aquarelável:

DESENHO-04__'15anos'-30x40cm-aquarelavel-2007-MARCA

E agora, outros lápis sensacionais: Magic, da Koh-I-Noor:

FOTO-07_MARCA FOTO-07B-MARCA

São lápis compostos por minas multicoloridas!!! Dão um efeito muito legal!!! Tem os que possuem cores diferentes na mesma mina, cores análogas e até cores fluorescentes! Olha esses esboços que fiz:

DESENHO-05_MARCA

A vantagem é que, pra se fazer uma sombra num azul, por exemplo, é só mudar o ângulo do lápis enquanto se desenha, atingindo o roxo. Muito prático! Pode ser usado tanto por iniciantes quanto profissionais!

Cores são tudo de bom! E ainda há mais estilos de lápis disponíveis no mercado! Com tantas opções de materiais, que tal rascunhar alguma coisa? As cores têm poder e funções específicas (aqui eu escrevi sobre cores e espiritualidade, colocando seus significados: http://www.lagoeiro.com.br/blog/?p=159).
Qualquer tipo de desenho com lápis de cor são uma ótima opção para se elevar o astral! Experimente!

Um comentário sobre “Cor de Lápis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *