A Sabedoria da Gratidão e o Mínimo Esforço

Quando uma situação está muito difícil, sabe qual é o impulso da maioria das pessoas? Colocar mais pressão, mais energia, mais controle pra tentar resolver. E resolve? Dependo da circunstância e de como a atitude foi tomada resolve, sim. Mas em boa parte dos casos, a resposta é não.

Uma vez eu fui pra uma loja comprar um fone de ouvido. Estava começando a andar pelas ruas com meu carro, depois de ter tirado minha CNH e ter feito um curso pra quem tem medo de dirigir. E o trânsito parou. Havia um caminhão na minha frente, que ligou o pisca alerta, e do outro lado, várias vans escolares estacionadas. Eu teria que fazer uma manobra para me desviar desses veículos todos. Era uma subida. E eu, inexperiente, fiquei bem apavorada.

Mas, daí, pensei: meu carro está inteiro, eu estudei pra isso, eu tô aqui com saúde, com dinheiro pra ir loja… Não tenho porque me apavorar. Logo vai aparecer um caminho mais fácil. Então só agradeci aquela situação. E senti a paz do agradecimento. Só isso.

A Carta da Força, do Tarot de Waite. 
Como você interpretaria essa imagem??

Um minuto depois, o caminhão que estava na minha frente seguiu seu rumo, e as vans que estavam estacionadas saíram de seu local. Parecia impossível aquilo ter acontecido. Fiquei chocada! Parece pouca coisa descrevendo assim, mas foi muito surreal aquilo. O caminho ficou livre pra eu passar por qualquer direção, sem precisar de manobras. Hoje eu dirijo mais por prazer do que por necessidade.

Agradecer é aceitar. Aceitar que aquilo que temos agora é bom. E quando se aceita, o caminho flui, e trás muito mais coisas boas. Não há como seguir adiante sem dominar a situação atual. E essa dominação tem de ser leve, sem resistência. Mesmo numa situação extremamente negativa, é preciso agradecer. Por você estar com vida, por estar presente e poder ajudar, por ter a oportunidade de aprender algo novo com a situação. Com o mínimo esforço. Se alguma coisa te exige muito trabalho, analise se está no caminho ideal, ou se está agindo de forma que deixa seu coração confortável. Não carregue todo o peso sozinho ou sozinha. Deixe o Universo te ajudar e trabalhar junto com você.

Até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *