Lápis Especiais & Papel Colorido

Eu gosto de cores! E resolvi usar uma base colorida pra colocar meu desenho! Pois é, to desenhando num papel colorido, azul escuro. É uma folha de papel pra scrapbook, que comprei faz muito tempo, pra ver como ela ficaria desenhada.

Como o papel não é branco, e sim de tonalidade escura, é o momento para abusar dos lápis especiais. Existem lápis metálicos, lápis pastéis, lápis fluorescentes, aquareláveis, enfim, várias opções para se usar em uma superfície de tonalidade não convencional de modo que a arte apareça e ganhe destaque. Os lápis de cor normais ou grafites comuns, nesse papel, ficariam apagados.

Além dos lápis, existem também as minas de grafite integral, que é só grafite, sem a madeira que dá forma ao lápis.

Nesse desenho que estou fazendo, escolhi 6 lápis diferentes. Na verdade, a base dele é formada por 4 tons principais, ou outros dois são para detalhes:

De cima para baixo: Mina grafite branca da Creta Color, Albert Durer Warm Grey I da Faber Castell, PITT Pastel preto e terroso da Faber Castell, e Art Grip Aquarelle rosa e amarelo Nápoles também da Faber Castell.

Estou desenhando um cachorro, e comecei pelos olhos.

Os lápis pastéis, por serem secos como giz, aparecem bem nesse papel, tanto a tonalidade terrosa quanto a preta. O branco ali em destaque é a mina grafite branca, que tem um aspecto seco muito similar ao lápis pastel – apenas é “duro”, diferente dos lápis pastéis, que são maciis. O outro branco ali embaixo, mais “apagado”, na verdade é o cinzinha Warm Grey I Albert Durer.

Acrescentei o rosa Grip Aquarelle. Por ser aquarelável, a tonalidade aparece um pouco mais do que o lápis de cor comum. Mas o diferencial dele é apenas na questão de o artista segurar o lápis com mais firmeza, pois seu corpo traz um revestimento anti-deslizante.

Aqui dá pra ver a diferença dos lápis secos em comparação aos não secos. A orelha do cachorro ali em cima à direita recebeu uma luz generosa da grafite branca. E as sombras em preto não ficam apagadas não, pelo contrário, ganha nitidez.

Por hoje paro por aqui. Na continuação do post mostrarei o desenho finalizado e mais alguns detalhes sobre esses lápis!

Até! ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *