Arquivos mensais: dezembro 2014

Desenho e pintura com… canetinhas!

Crianças adoram desenhar e pintar! E um dos materiais que elas mais gostam de usar são as canetas hidrocor, carinhosamente conhecidas como “canetinhas”. Por serem à base d’água, as canetinhas são instrumentos de resultado fluido, e possuem cores muito vivas e intensas. As de linha escolar costumam ter o corpo mais volumoso, de modo a não prejudicar e facilitar a coordenação motora da criança, que ainda está em fase de formação. Assim, têm-se mais segurança e conforto nos traços dos pequenos.

Hoje em dia, as canetinhas alcançaram uma evolução considerável em sua qualidade: travas mais firmes nas tampinhas, maior absorção – permitindo um traço mais contínuo -, e o tempo de secagem no papel, mais rápido em comparação às de antigamente. Lá nos anos 90, quando uma canetinha ficava destampada, não demorava muito pra ela secar e ser forçada a se reanimar com uns pinguinhos d’água no reservatório. Hoje, já não estão mais assim: a maioria vem adaptada pra não ter a vida útil diminuída pela secagem.

Mas aí vem um ponto importante: quem disse que canetinhas foram feitas só pra crianças?? Hein?

Pois é, há uns dias atrás, minha irmã meu deu de presente um conjunto de canetinhas com 12 cores. Adorei! Fiquei encantada ao ver aquele set ali com cores novinhas!!!! A última vez que desenhei com canetinhas foi na infância, e me dei conta de que agora me acostumei com a dureza dos lápis e a leveza dos pincéis carregados de tintas. Aí pensei: como será essa experiência de usar um material tão diferente do que eu estou acostumada??

Não resisti, e já resolvi testar! Não sabia no que ia dar, mas sabia que alguma coisa no meu estilo eu faria, e que seria muito divertido! Estou usando o conjunto de canetinhas da linha infantil da Compactor:

Elas são simples, e tem o perfil próprio para o uso das crianças: o corpo é mais espesso, e a ponta é grossa, com um acabamento bem firme e afunilado, tipo as ogivas da arquitetura gótica. O design delas é básico, dando um ar de simplicidade, e ao mesmo tempo de objetividade. São bem direcionadas às crianças mesmo, que estão aprendendo a escrever e querem variar os materiais: uma alternativa para se fugir um pouco da solidez do lápis. A tampinha se fixa à caneta de forma segura na hora de fechá-las, e são atóxicas. Dá pra fazer bastante coisa!! Estou aqui experimentando, olha só:

O que eu achei interessante também, é que a Compactor é uma empresa brasileira. Além disso, ela preza pelo meio ambiente, sendo vinculada a projetos de manutenção da Mãe Natureza!

Canetinhas são práticas: o uso delas não necessita do ritual de refazer a palheta, lavar pincéis, etc; está tudo pronto. O desafiador, no meu caso, é que não dá pra voltar atrás: não tenho canetinha de correção! Errou, transforma! Rsrsrs… É um ponto interessante pra se desenvolver a autoconfiança através do desenho.

Bom, eu estou gostando bastante da experiência de voltar a brincar com as hidrocores, e estou feliz com o que estou conseguindo produzir até agora! Ainda vou me especializar, rsrssrs. 😉

Testando esse material, fiquei refletindo sobre a vida: podemos fazer tudo o que quisermos, em qualquer situação, em qualquer ocasião, com o material que estiver disponível às nossas mãos. Quando se tem objetivo traçado na mente – parcialmente traçado, tipo um rascunho, sem ansiedade – e esse objetivo começa a ser arquitetado de forma positiva, ele se concretiza, sejam quais forem as ferramentas! O Universo sempre conspira à favor quando se trabalha com um coração sorridente, e ainda “dá a arte final ao nosso rascunho”!

Então, que tal começar a traçar objetivos de modo alegre, vivo, inacabado e positivo?! As canetinhas estão aí ! Mãos à obra!

Um novo ciclo, um novo universo, e uma nova tela a ser pintada…

Sejam bem-vindos! É com muito carinho que abro minha paleta de cores da vida para dividir com vocês minhas experiências com a arte! Aqui, apresento meus estudos e minhas inspirações, sempre rodeados pela atmosfera surreal, visionária e natural com que lido com o maravilhoso ofício do desenho, da pintura e seus variantes! Materiais, técnicas, artistas, dicas, mãe natureza, e muitas cores e formas estão por aqui! Entre, o portal está aberto!